Um blogue mal humorado, com aversão ao abominável modismo do "polìticamente correto" (hipòcritamente mal-resolvido). Blogue de um cético convicto, com a própria ortografia.

Leonor da Aquitânia

A recente posse de Luiz Marinho como prefeito de São Bernardo do Campo e a imediata nomeação da mulher como secretária de alguma coisa no município, não obstante a decisão judicial que proibiu – finalmente – o nepotismo na administração pública, fez-me pensar na oportunidade de se votar imediatamente uma Lei Leonor da Aquitânia, homenagem à famosa rainha da França e da Inglaterra.

Para quem não se lembra da História, ou do filme “Um leão no inverno” (reprisado várias vezes no Telecine), o bom rei Henrique II, segundo marido de Leonor (que com o casamento levou metade da França para a Inglaterra), pai de Ricardo (o Coração de Leão), de João (o Sem Terra) e de Geoffrey, generosamente permite nos natais e páscoas que a rainha saia do castelo onde vive em prisão, para compartilhar das festas com o amoroso marido e os amados filhos, enquanto durante o resto do ano ela fica livre das extenuantes intervenções nos assunto da política inglesa a que, de outro modo, seria espontaneamente levada.

Vocês não acham que essa seria uma excelente medida a ser tomada pelos atuais políticos? Não estou sendo sexista, pois se a mulher fosse a política, o marido ficaria na prisão com as colegas cônjuges de políticos.

Estaríamos não só livres de tantos estrupícios que surgem por oportunismo conjugal (a nova prefeita dos Goytacazes), como também teríamos uma boa redução dos gastos com viagens de sogras e outras parentes, além de finalmente termos a certeza de que a lei contra o nepotismo passará finalmente a vigorar na plenitude.

A lei não impede que os cônjuges exerçam quaisquer outras profissões e/ou atividades – exceto a de cargos políticos nomeados pelo vínculo do parentesco.

* – * _ * _* _ * _ * _ *

UM LEÃO NO INVERNO – The Lion in Winter – 1968 – 134 min –

para mim o melhor filme de todos os tempos – com os diálogos mais densos e as melhores interpretações que já vi em cinema

direção: Anthony Harvey

elenco:   Peter O’Toole                (Henrique II)

Katherine Hepburn                     (Leonor da Aquitânia)

Anthony Hopkins                         (Ricardo, o Coração de Leão)

John Castle                                   (Geoffrey)

Nigel Terry                                   (João Sem-Terra)

Timothy Dalton                           (Filipe II da França)

Anúncios

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: