Um blogue mal humorado, com aversão ao abominável modismo do "polìticamente correto" (hipòcritamente mal-resolvido). Blogue de um cético convicto, com a própria ortografia.

Nossa língua

É comum algumas “peçôas inguinorantes” usarem como desculpa para a linguagem ruim o chavão de que “português é uma língua muito difícil”.

Claro, temos 15 casos de declinações, como o finlandês;
temos verbos “separáveis”, como o alemão;
substantivos concordam com o possuidor, como em árabe (“meu caso” no masculino e “minha casa” no feminino, se fôssemos comparar);
verbos são conjugados de acordo com o sexo e a idade da pessoa que fala E da que ouve, como nas línguas do Extremo Oriente;
a letra U tem várias pronúncias diferentes, como em inglês;
o som de F pode ser escrito F, PH ou GH, também como em inglês;
temos masculino, feminino e neutro, como em dúzias de línguas;
temos singular, plural e dual (grego e árabe, por exemplo); e tantas outras especificidades “complicadíssimas”.

O mais difícil em nossa língua é a vontade de aprendê-la, dificuldade que só tem aumentado com o número de “professores” que acham que “phallar herado he serto”.
Por isso, camisetas de uma escola aqui no DF, que apareceram com “Centro de Encino”. Mas que barbaridade, qualquer piá sabe que o correto é “sentro de incino”.

Bem, há alguns dias um aluno de oito anos atirou uma cadeira em uma professora, em Santos, e a secretária municipal de des-educação afirmou que o menino era uma “vítima”.
Nada mais natural que predomine a tendência comodista à inversão de valores.

Pior ainda, temos de tolerar (até quando?) as demagogias de alguns senadores (e ex-senadores), com seus discursos desgastados e mentirosos sobre o tema “educação”.
Por aí caminhamos com passos decisivos em direção ao precipício.

Anúncios

Comentários em: "Nossa língua" (1)

  1. […] um pouco, só um pouquinho, nossa língua deveria ser obrigação de todas as pessoas com nível de escolaridade superior. Sobretudo quando […]

    Curtir

Os comentários estão desativados.

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: